Facebook Rumo a um novo mundo!

 

A recente F8, Facebook Developer’s Conference, realizada em San Jose (EUA) deu-nos muito para mastigar. Nas conferências de desenvolvedores, geralmente esperamos obter um vislumbre das idéias futuras da empresa. O Facebook sempre fala sobre seu plano de 10 anos, mas a Conferência de Desenvolvedores do Facebook deste ano foi bem diferente. Este ano Mark Zuckerberg, presidente e CEO do Facebook, estabeleceu uma nova direção e alguns planos importantes para a empresa.

Zuckerberg está na vanguarda de várias novas tecnologias. Para isso, o Facebook está trabalhando em um projeto extremamente ambicioso que foi apelidado de “Edifício 8.” Regina Dugan que anteriormente liderou a Darpa, disse em um Facebook Post “Nos próximos dois anos, estaremos construindo sistemas que demonstram a capacidade de digitar 100 [palavras por minuto], decodificando a atividade neural dedicada à fala.” Eles também estão trabalhando em transformar alguns metros quadrados de pele sobre o corpo humano em uma cóclea artificial.

Mais imediato no futuro do Facebook é o objetivo final de Zuckerberg. Ele quer mudar o Facebook em uma comunidade próspera, onde as pessoas vão encontrar um sentido de propósito. Seu roteiro para construir esta nova comunidade do Facebook baseia-se em outra nova tecnologia chamada realidade aumentada. Ele sente que o texto está murchando e morrendo. Fotos e vídeos se tornaram centrais no mundo digital de hoje. Assim, permitir que os quase dois bilhões de usuários do Facebook usem suas câmeras para mudar para uma forma mais visual de comunicação é o próximo passo lógico. Zuckerberg está apostando que seus seguidores estão prontos para usar a realidade aumentada para melhorar e interagir com seu mundo físico.

Para isso, o Facebook já implementou uma nova interface para seus aplicativos. Facebook adicionou ícones da câmera a seu conjunto de aplicativos de consumidor, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. Estes são orientados para incentivar as pessoas a tomar e enviar fotos e vídeos.

Nesta conferência anual de desenvolvedores, Zuckerberg também anunciou um novo plano chamado Camera Effects. Ele convocou programadores a começar a construir aplicativos de realidade aumentada para esta plataforma e anunciou o início do teste Beta.

Como você provavelmente sabe, os esforços de realidade aumentada flutuaram no passado. A falha mais proeminente foi a do Google Glass, altamente promovida pelo Google. Além disso, após dois anos, o Hololens projeto da Microsoft, ainda não produziu um produto acabado.

Em 2014, o Facebook gastou US $ 2 bilhões na compra da Oculus, um dos principais players da arena da realidade virtual. Zuckerberg reconheceu que as vendas de equipamentos de realidade virtual foram decepcionantes. No entanto, ele diz que essa compra ajudou sua empresa em sua missão de realidade aumentada.

Zuckerberg apresentou várias demonstrações das complexas tecnologias como: Simultaneous Localization & Mapping (SLAM), que são necessárias para a precisão da realidade aumentada. Essas demos mostraram várias tecnologias nas quais o Facebook está trabalhando.

Incentivado pelo jogo de realidade aumentada Pokémon Go que se tornou um sucesso global no ano passado, Zuckerberg espera que a realidade aumentada não seja apenas um jogo, mas uma parte de nossa vida cotidiana. Esta nova realidade nos permitirá sobrepor objetos digitais no mundo real. Isto não só estenderá o mundo físico, mas misturará os mundos digital e físico em todas as maneiras novas. Zuckerberg espera que algumas coisas não terão mais de ser digitais. Por que pagar US $ 500 para uma televisão quando um aplicativo de US $ 1 vai projetar o programa de televisão ou direito filme na parede da sua sala de estar? Ele pensou que um dia objetos domésticos poderiam ser completamente substituídos por software.

Ele também espera que a realidade aumentada seja útil em muitas aplicações diferentes para exibir informações. Por que você deve ficar em frente ao Taj Mahal olhando para um livro de viagem quando a informação desse livro pode ser projetada na parede à sua frente?

Zuckerberg também espera que a localização de endereçamento de realidade aumentada se tornará tão avançada que você será capaz de deixar uma nota para os seus amigos na placa do menu em um restaurante aconselhando-os de suas melhores escolhas a partir desse menu. Certamente adicionar objetos digitais e aprimorar objetos físicos terá muitas aplicações no futuro.

Na tentativa de tornar a câmera a primeira plataforma de realidade aumentada, o Facebook está lançando recursos adicionais para seu app de câmera. Isso inclui filtros e efeitos, mapas de rosto, quadros de arte e recursos de rosto. Esperemos que este é apenas o começo. Facebook está trabalhando com empresas como Electronic Arts, Nike e Warner Brothers para adicionar experiências de realidade aumentada a esta nova plataforma Facebook.

Embora esses parceiros iniciais tenham certeza de produzir alguns aplicativos de grande realidade aumentada, será preciso muito mais desenvolvedores para tornar o sonho de Zuckerberg uma realidade. A Amazon criou o Fundo Alexa, que forneceu fundos de capital de risco de US $ 100 milhões para alimentar inovações de tecnologia de voz para desenvolvedores. Estaremos assistindo para ver como o Facebook pode estimular o desenvolvimento de que precisam para tornar o sonho de Zuckerberg uma realidade.

Zuckerberg estabeleceu um plano extremamente ambicioso para o futuro do Facebook.

Nota:

Poucas horas antes do início da Conferência de Desenvolvedores do Facebook, a Snapchat, principal concorrente do Facebook nesta arena, anunciou seu novo recurso mais recente. Snapchat terá lentes 3-D para uso dentro de seus aplicativos . Isso é semelhante a algumas das coisas que Zuckerberg falou. Com a concorrência como esta, você pode esperar realidade aumentada para se mover rapidamente.

Porque temos um Blog?

Acreditamos que podemos contribuir com as notícias e novidades aqui publicadas, muitas vezes conteúdos únicos e outras coisas que realmente acreditamos que seja importante para que nossos visitantes saibam.

Por isso manteremos sempre que possível este setor de nosso site atualizado. 

Que tal você publicar também? Se você gosta e deseja que suas publicações apareçam em nosso blog, entre em contato para concedermos seu acesso para realizar publicações.

Cade sua empresa na Internet?

Precisa fazer sua empresa aparecer mais na internet e conquistar mais clientes? Que tal falarmos sobre o assunto?

Algumas outras Publicações

Veja Todos